sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Exercício físico para vencer a depressão

A depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza mais acentuada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil. Ter sentimentos depressivos é comum, sobretudo após experiências ou situações que nos afectam de forma negativa causando uma completa desordem psicológica. Um estilo de vida em que prevalecem hábitos alimentares errados e o sedentarismo, pode contribuir ou agravar os sintomas, manifestando-se frequentemente num mau estar permanente no dia-a-dia e várias sensações físicas negativas no nosso corpo. A depressão pode afectar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade e os custos pessoais e sociais da doença são muito elevados, encontrando-se por isso reconhecida no Plano Nacional de Saúde como um problema primordial de saúde pública.

Para além do acompanhamento de um Psicólogo ou Psiquiatra, a depressão e os distúrbios da ansiedade podem ser vencidos com a implementação de novos hábitos saudáveis que conduzam a um aumento da auto-estima e sensação de bem-estar do doente. Muitos estudos recentes relacionam a prática de exercício físico regular com redução dos níveis de ansiedade e depressão devido a uma causa fisiológica evidente: a produção de endorfinas durante actividade física. As Endorfinas são substâncias que actuam como neurotransmissores no sistema nervoso e são produzidas pela hipófise durante exercícios vigorosos, actuando como analgésico, diminuindo a percepção de dor no nosso organismo e despertando uma sensação de euforia e bem-estar. Indivíduos que praticam actividade física pelo menos 3 vezes por semana apresentam melhor performance psicológica, níveis reduzidos de ansiedade e melhor qualidade do sono, para além dos benefícios de um coração mais forte, da eliminação de gordura em excesso e do incremento de energia em todo o sistema músculo-esquelético. Endorfinas são produzidas em exercícios essencialmente aeróbios com uma duração mínima de 30min, e com uma intensidade moderada constante, como correr, dançar, pedalar ou nadar. Actividades como Yoga, Pilates e Flexibilidade são também extremamente benéficas no combate aos sintomas depressivos, estimulando o relaxamento através de uma correcta respiração, postura e alongamento das cadeias musculares. Exercícios de força muscular vão tonificar os músculos e melhorar a sua resistência, ajudando ainda à construção de uma imagem mais atractiva.

A depressão e níveis altos de ansiedade prejudicam bastante as nossas tarefas diárias, o nosso trabalho, os nossos relacionamentos e impedem-nos muitas vezes de nos sentirmos realizados. É um tema que está na ordem do dia e onde tenho sentido uma crescente procura de ajuda por parte de doentes depressivos no que toca à prática de actividade física.

Vamos lutar pela nossa saúde e tentar cultivar bons hábitos diários. Os nossos hábitos acabam por definir o nosso caminho, por isso escolha um local onde se sinta confortável, leve a família ou os amigos e desfrute da alegria que o exercício físico lhe proporciona.  

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Videos

Sessão de Treino Personalizado (Personal Training) com NewBody
Avaliação corporal, exercícios e relaxamento.
Objectivo: Perda de massa gorda e tonificação muscular


Exercícios com TRX para ganhos de força muscular. Excelente acessório de treino muito utilizado no Personal Training para promover a definição muscular.
Local: O nosso maravilhoso parque da cidade!


Treino de Alto rendimento



sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Loja Online

A suplementação desportiva é um dos alicerces para o sucesso no treino e obtenção de resultados eficazes. Deste modo comercializámos várias marcas de topo na suplementação desportiva e uma variedade que permite ao aluno apresentar uma performance física que lhe permita fazer a diferença e alcançar os seus objectivos, quer sejam ao nível do alto rendimento desportivo quer ao nível da perda de peso, tonificação e aumento de massa muscular.
Os preços tem 10% desconto relativamente ao valor de mercado e o respectivo valor cada produto é fornecido após contacto com indicação da finalidade que pretende.
Podem ser enviados à cobrança ou entregues em mão em local a combinar.










sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Treino nº 15 - Aluno Jorge Santos Silva

Exercício Anaeróbio em escada
Grande treino funcional no maravilhoso parque da cidade da Póvoa de Varzim. Aproveitámos bem o sol das 16h onde o jorge foi posto à prova com um corrida de intensidade moderada e um treino de força funcional com uma bola medicinal. E o jorge correspondeu com sucesso!
Ficam aqui alguns momentos do treino. Mais treinos assim!





Agachamento


Resumo do treinoLocal: Parque da cidade
Tempo: 1.05h
Kcal: 508
g: 78
FCmédia: 134bpm
FCmáx: 181bpm
FCrepouso: 88bpm





Prancha isométrica com movimento lateral de pernas
Flexões

sábado, 5 de novembro de 2011

Treino nº 5 - Aluno Alex Souza

Prancha Isométrica no TRX
Eu a preparar o terreno!





















Desta vez treinamos em casa do Alex. Ao 5º treino apresenta menos 1.5kg, o que nos mostra que a direcção do treino e o gasto calórico têm sido adequados. Esperemos continuar neste ciclo vitorioso contra o apetite e a acumulação de gorduras eheheh treininho, muito treininho, não só para eliminar a gordura mas para tonificar todo o corpo e usufruir do inúmeros benefícios de um coração mais forte! Aqui vão alguns exercícios de hoje!

Treino CardioVascular Salto à corda
Peitoral TRX























Resumo do treino
Local: Casa do Alex
Tempo: 1.05h
Kcal: 630
g: 84
FCmédia: 146bpm
FCmáx: 193bpm
FCrepouso: 76bpm

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Convenção Promofitness com Ruth Cohen, famosa personal trainer de Valência

Foi mais um momento de troca de ideias e debate acerca da importância do Personal Trainer na vida de cada um de nós. Ruth Cohen, experiente e famosa Personal Trainer de Valência, em Espanha, abordou situações extremamente importantes sobre como sermos os melhores com os nossos alunos. Para além da sua simpatia e capacidade de diálogo, todos os presentes ficaram certos que aprenderam algo de novo para continuarem a ser importantes na vida e na saúde da nossa população.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gasto Calórico persiste durante 14horas após treino de alta intensidade

Quanto falarmos em gasto calórico, devemos ter em conta o novo estudo da ACSM (American college of Sports Medicine) que concluí que o exercício vigoroso/alta intensidade com a duração mínima de 45 minutos leva a que a eliminação de calorias ocorra durante as 14 horas seguintes.

Pesquisadores da Appalachian State University e da University of
North Carolina em Chapel Hill analisaram o gasto energético entre dez indivíduos saudáveis,do sexo masculino, durante duas sessões não consecutivas de 24 horas na câmara metabólica.
Durante a primeira sessão, os participantes eram na sua maioria inactivos, mas eles levantavam-se e alongavam durante dois minutos em cada hora. Eles também realizavam tarefas quotidianas, como lavar as mãos e escovar os dentes, conforme a necessidade. Durante a segunda sessão, os participantes seguiram a mesma rotina, mas pedalaram vigorosamente (73% do consumo máximo de oxigênio) por 45 minutos às 11 horas da manhã.

"Descobrimos que 45 minutos de exercício vigoroso proporcionou 190 calorias adicionais para serem queimadas no final do dia, enquanto o participante estava em repouso", disse David Nieman, Ph.D., investigador principal do estudo. "As calorias queimadas após o exercício representam um aumento de 37% no gasto de energia em comparação com nenhum exercício, e essas descobertas podem ter implicações para quem está a tentar perder ou controlar o peso."
O aumento do gasto calórico durou uma média de 14,2 horas após o exercício e incluí as primeiras 3,5 horas de sono. Os participantes conseguiram manter o balanço de energia durante ambas as sessões, porque consumiam lanches em dia do exercício que compensava as calorias queimaradas durante o exercício.

O estudo, "45-Minute Vigorous Exercise Bout Increases Metabolic Rate for 14 Hours", é o primeiro a ser realizado numa câmara metabólica para analisar gasto energético após um exercício vigoroso. Câmaras metabólicas assemelham-se a quartos normais - com todas as comodidades modernas,como uma cama, sofá, computador, tv e casa de banho - sendo altamente controlados e capazes de medir o gasto energético através da calorimetria indireta. Enquanto outros estudos têm utilizado a câmara metabólica para medir o gasto de energia após exercícios de intensidade moderada, Nieman e a sua equipa são os primeiros a estudar os efeitos do exercício vigoroso.

O estudo foi publicado na edição de setembro de 2011 Medicine & Science in Sports & Exercise ®, jornal oficial do ACSM.
Traduzido por Magno Almeida

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Novo Parceiro: Gold Nutrition

Para um serviço de excelência a NewBody tem um novo parceiro na área da suplementação desportiva. A Gold Nutrition é a nossa aliada no fornecimento de produtos que ajudam na obtenção dos objectivos e necessidades especiais de cada um.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Idade Sénior

O envelhecimento é um processo biológico natural que envolve o declínio em algumas funções fisiológicas. Os órgãos modificam-se com a idade, no entanto a taxa de alteração difere de indivíduo para indivíduo.

O envelhecimento é um processo complexo, irreversível, progressivo e natural do ser humano que se inicia na concepção e termina na morte. Este processo caracteriza-se por modificações morfológicas, psicológicas, funcionais e bioquímicas que influenciam a nutrição e alimentação dos idosos. A velocidade de progressão do envelhecimento depende de factores genéticos e bioquímicos que não são modificáveis, mas também de factores ambientais, psicológicos, sociais e estilos de vida, passíveis de modificação.A solidão, o isolamento social e dificuldades na preparação das refeições, mal absorção e dificuldades de deglutição, alterações de paladar e do olfacto, falta de dentição são factores que acompanham a população idosa e poderão originar graves carências nutricionais.

Ausência de actividade física e um estado nutricional inadequado nos idosos contribui de forma significativa para o aumento da incapacidade de locomoção, da mortalidade, da morbilidade e diminui a qualidade de vida.

Características gerais do processo de envelhecimento:
· Diminuição da massa muscular.
· Aumento da gordura corporal.
· Perda da densidade óssea.
· Diminuição do metabolismo.
· Crescente dificuldade de adaptação à modificação de factores ambientais, por exemplo às mudanças de temperatura.
· Redução da velocidade de condução nervosa e da resposta das células a substâncias produzidas pelo próprio organismo.
· Perdas sensoriais, nomeadamente do paladar, olfacto e tacto.
· Menor percepção da sensação de sede.
· Saúde oral deficiente que origina dificuldades de deglutição e mastigação.
· Envelhecimento do aparelho digestivo, nomeadamente surgimento de refluxo gastroesofágico.
· Alterações intestinais, tais como a obstipação.
· Envelhecimento cognitivo, nomeadamente perda de memória.
· Diminuição na tolerância ao açúcar.
· Alterações da função cardiovascular e renal.
· Diminuição da função imunológica.
· Depressão.
Para que a "idade de ouro" possa ser vivida com a máxima qualidade toda a classe sénior deverá enveredar por hábitos saudáveis de prática de exercício acompanhado para que todo o processo de envelhecimento ocorra cada vez mais tarde e com menos consequências.

Magno Almeida

domingo, 4 de setembro de 2011

Recomendações para perda de peso

Todos os dias tenho a curiosidade de ver as notícias diárias. Sejam elas relacionadas com o desporto, economia, cultura e sociedade em geral. Repudio profundamente aquele tipo de jornalismo de entretenimento sobre as ocorrências mais negativas no nosso País. Para além das constantes notícias sobre desgraças e burlas, contra as quais não podemos fazer muito (porque irão sempre acontecer), deparo-me diariamente com a subida das estatíticas dos problemas de saúde da população. Estes com a diferença de muitos deles poderem ser perfeitamente evitáveis.

Quando recebemos informação de que os níveis de obesidade estão a subir, as doenças cardiovasculares ganham preponderância nos casos fatais, o número de doentes diabéticos aumenta de ano para ano e 40% da população portuguesa já foi ou é medicada com ansiolíticos, é sinal que poderíamos tentar fazer algo para contrariar estes números.
Um dos desafios que tenho vivido enquanto treinador pessoal, tem sido conduzir os meus clientes a compreender que muitos destes e dos seus próprios casos são causados por erros inglórios na alimentação e no sedentarismo total. Mais do que efeitos positivos na fisiologia do nosso organismo, devemos considerar os resultados no aumento da sensação de bem-estar e alivio do stress provocado pela nossa extenuante necessidade diária de trabalhar.

A partir daqui, é uma bola de neve que cresce, mas no sentido positivo. Ou seja, corrigimos a nossa alimentação e praticamos exercício físico, debelamos algumas carências biológicas, consequentemente obtemos efeitos psicológicos positivos em nós mesmos. Assim, durante "esta viagem", também a nossa aparência se transforma, para melhor, e a nossa autoestima acompanha a tendência, para muito melhor. Sejamos então mais saudáveis, mais bonitos, e acima de tudo, mais felizes.

Como a NewBody gosta de partilhar conhecimentos com todos, aqui vão umas pequenas dicas para quem deseja emagrecer:

A prática regular de actividades físicas não estruturadas (como as actividades do dia a dia) ou estruturadas (como exercícios físicos orientados), são parte fundamental de um programa que visa a perda de peso. Abaixo, seguem as 9 recomendações do American College of Sports Medicine (ACSM) para quem deseja perder peso:

1- A restrição dietética deve ser moderada (500 até 1000 kcal/dia abaixo do gasto energético total).
2- A dieta deve ser compatível com o gosto e hábito alimentar do indivíduo, além de ser de fácil preparo.
3- A ingestão de calorias não deve ser inferior a 1200 kcal/dia (adultos normais).
4- Devemos Incluir técnica comportamentais para identificar e eliminar hábitos que contribuem para uma nutrição imprópria.
5- Exercícios deve ser dinâmicos, envolvendo grandes grupos musculares.
6- A perda de gordura não deverá ultrapassar 1 kg/semana. (Ideal 700g)
7- O gasto energético por sessão de actividade física deve ser em torno de 300 até 500 kcal. (Normalmente proporcionamos aos nossos clientes um pouco mais por treino – cerca de 800kcal)
8- Exercícios deverão ser predominantemente aeróbicos, pelo menos 3 vezes por semana, com um mínimo de 20 até 30 minutos, com intensidade mínima de 60% da frequência cardíaca máxima.
9- Devemos assegurar que novos hábitos de alimentação e de atividade física permaneçam por toda vida, assegurando a manutenção do peso adquirido.

Magno Almeida

Suplementação e sua a sua implicação no controlo anti-doping

Os suplementos nutricionais são utilizados pelos praticantes desportivos com o
intuito de resolver carências nutricionais e como forma de optimização do seu
rendimento desportivo.
A eficácia da ingestão de muitos destes suplementos nutricionais não está
confirmada cientificamente.
A ingestão equilibrada de alimentos ricos nos diversos macronutrientes (glúcidos,
lípidos e proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais) e líquidos, alicerçada
numa correcta educação nutricional, garante tudo aquilo que o praticante
desportivo necessita para preservar a saúde e optimizar o seu rendimento
desportivo.
Estudos científicos realizados em diversas partes do mundo, e alguns deles
financiados pelo próprio Comité Olímpico Internacional, têm demonstrado que uma
apreciável percentagem de suplementos nutricionais, comercializados actualmente,
estão contaminados, intencionalmente ou não, com substâncias incluídas na Lista
de substâncias e métodos proibidos da Agencia Mundial Antidopagem, ratificada
pelo CNAD e por isso em vigor no nosso país.
A entrada no mercado destes suplementos nutricionais não passa por qualquer
tipo de controlo, ao contrário do que acontece habitualmente com qualquer
medicamento que é comercializado nas farmácias portuguesas ou na maioria dos
países a nível mundial. Este problema não afecta apenas o nosso País, pois não
existe, a nível comunitário e mundial, legislação que obrigue ao controlo destes
suplementos nutricionais de forma que a sua qualidade possa ser garantida.
A realização de análises aos referidos suplementos, na tentativa de verificação da
sua pureza e qualidade, não oferece igualmente garantias, pois os referidos
estudos científicos têm confirmado que podem coexistir lotes do mesmo
suplemento contaminados com substâncias proibidas e outros não.
O CNAD, pela sua linha de informação antidopagem (telefone – 808 229 229, fax -
21 7977529 ou correio electrónico – antidopagem@idesporto.pt), poderá prestar,
aos praticantes e agentes desportivos em geral, todos os esclarecimentos
necessários sobre suplementos nutricionais.
A responsabilidade de um caso positivo motivado pela ingestão de um suplemento
nutricional contaminado é sempre do atleta, pelo que, embora esse facto possa
explicar o sucedido e servir de eventual atenuante, não pode ser interpretado
como uma desculpa que justifique a infracção cometida.

Por isso colegas do desporto, teremos de viver sempre um pouco no risco e tentar apostar sempre nas marcas de suplementação com maior credibilidade no mercado.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Tipos de apoio do pé


A muitos profissionais do nosso ramo, muitas vezes "dá a branca" com pequenos termos e este é um assunto que parece todo tão "igual" que até nos confundimos. Para que evitemos trocar as posições do apoio plantar aqui vai um desenho de amostra que pode ser uma cábula para todos nós.



Perguntas Frequentes

O Personal Training é uma área que em Portugal ainda suscita algumas dúvidas na população que quer usufruir do seu treinador pessoal. Por isso esta zona do site é reservada ás perguntas e ideias frequentes que normalmente as pessoas elaboram sobre o personal trainer, e como este actua, para que fique bem esclarecido acerca da estrutura deste serviço.

Como posso contactar um Personal Trainer?
Antes de mais, procure um profissional habilitado, com a experiência na área do treino personalizado e com as condições necessárias para desenvolver um bom trabalho. O investimento deve ser feito com bons profissionais para não correr o risco de não atingir objectivos e prejudicar a sua saúde. Depois é um processo simples e prático.
Tudo começa com uma pequena entrevista para que fiquem registados todos os seus dados pessoais e onde ficarão definidos os objectivos exactos que pretende atingir. Segue-se uma avaliação corporal, um plano alimentar e se necessário, o requerimento de alguns exames de saúde. Após o Personal Trainer ser conhecedor do seu estado de saúde, irá combinar consigo, consoante a sua disponibilidade, a frequência semanal, horas e o local das sessões de treino. A avaliação inicial pode decorrer onde o aluno pretender, quer seja no estúdio, quer seja na sua própria casa, pois a NewBody dispõe de todo o material portátil necessário.

Porque devo ter o meu Personal Trainer?
Várias razões. Porque há uma orientação e estruturação da prescrição do exercício exclusiva; as avaliações corporais são frequentes e completas; há a prescrição de um plano alimentar; o treino realiza-se onde quiser e quando quiser; pode ter privacidade e treinar sem olhares indiscretos; pode juntar até 3 pessoas/amigos/família e fazer um "Small group"; e por fim os seus objectivos são garantidamente atingidos.
Será conduzido por profissionais de Desporto, Nutrição, e se necessário, Medicina.
Para população especial é indispensável um acompanhamento adequado. Problemas como hipertensão, diabetes, osteoporose, cardiopatias, doenças respiratória ou alunos invisuais, necessitam de uma atenção redobrada, e a presença de alguém preparado para casos especiais torna-se essencial para não agravar os problemas.
Poderá usufruir sempre de uma atenção especial, o que aumenta concerteza a sua qualidade de vida, liberta o stress e a ansiedade, aumenta a auto-estima, vive com mais saúde e tranquilidade.

Posso levar comigo um amigo ou um familiar?
Há um pack especial, o  "Small Group". Pode treinar com mais 2 pessoas.

Qual a duração dos treinos?
A sessão de treino normalmente varia entre 45 e 60 minutos. depende de vários factores tais como: os objectivos, as condicionantes, o tipo de treino que se pretende fazer e a sua disponibilidade.

Preciso de comprar algum aparelho de fitness?
Não. Não precisa de comprar nada pois a NewBody dispõe de todo o equipamento portátil para conceber um treino no parque, na praia, em sua casa ou no estúdio.
Precisa apenas de ter a sua roupa de treino, confortável para a prática de Actividade Física. A toalha para o treino é oferecida pela NewBody. Só tem de aparecer à hora certa e desfrutar da aula.

Quanto espaço necessito de ter em casa para o treino?
Apenas necessita de cerca de 3m². Pode ser num espaço interior ou exterior.

Que tipo de material é usado nos treinos?
Todo o tipo de material necessário para o nosso objectivo. Pode ir desde bolas de estabilidade, halteres, elásticos, colchão, TRX, Bosu, Rip Trainer, etc…

Há algum limite de idade para a prática de exercício?
Nenhum limite. Cada vez mais, por conselho médico e investigações recentes, toda a população é intensamente aconselhada à prática de exercício físico acompanhado de um profissional, como forma de estimular a sua saúde, prevenir doenças e arrojar a sua imagem para um aumento da sua auto-estima. A prática de exercício físico tem inúmeros factores positivos e deve fazer parte da rotina semanal de cada um de nós. Nos Estados Unidos 20% da população contrata o serviço anual de um Personal Trainer para si ou para a família. Em Inglaterra em todas as cidades há Estúdios de Personal Training que recebem dezenas de clientes diários. Por isso, cada vez mais a Medicina se associa ao desporto como forma de proporcionar maior qualidade de vida a todos. Desde as mais tenras idades, até à idade sénior, encontrarão muitos benefícios com este serviço, e conseguem o que todos nós desejamos: ser felizes!


Mais perguntas para: info@ptnewbody.com

domingo, 28 de agosto de 2011

Locais de treino

Cada um de nós tem vontades e motivações diferentes, por isso o treino personalizado corresponde exactamente ao tipo de pretensão do cliente, dando liberdade de escolha do local de treino, consoante a sua disponibilidade e vontade. O personal training adapta-se ás exigências de todos os clientes, fazendo sempre com que este possa conciliar na perfeição a sua actividade profissional com a prática de actividade física com vista à promoção de saúde e imagem, tão importantes nos dias de hoje.



Treine sem sair de casa. Exercícios no conforto do seu lar!
Parque da cidade





Treine ao ar livre


Treine em Estúdio

Contactos

NewBody - Personal Training

Zonas de actuação:
Póvoa de Varzim, Porto, Vila do Conde, Esposende, Barcelos, V.N. Famalicão.

Personal Trainer:
Magno Almeida
Email: info@ptnewbody.com
          nutricao@ptnewbody.com
Web: http://www.ptnewbody.com/
Tlm: 914458107

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dietas? Ou Hábito alimentar permanente?

Ao longo da formação académica, há algumas perguntas que persistem, e certamente continuarão a persistir na mente de muitos de nós.
Quando nos sentimos com peso a mais, gordura desnecessária, e sentimos determinada sensação em relação a isso, tentamos uma fuga pela estrada da dieta. Será que dieta é a mudança dos hábitos alimentares? Ou deveríamos encarar este conceito como o hábito alimentar permanente?
Passo a explicar. Nós vamos ao médico para fazer dieta. Dieta como se fosse algo temporário, para resolver um problema, e que em breve ela desaparece para voltarmos ao nosso autoconceito habitual, ao que éramos, só que que menos peso. Contudo, o conceito "dieta" não deve ser encarado como algo temporal. A dieta, como termo técnico bem entendido, deverá ser sinónimo de hábito alimentar corrente, permanente. Não funcionar como um escape, para que consequentemente não seja uma solução passageira e evitarmos funcionar como um iô-iô. Diria que a componente psicológica é decisiva, por isso tentêmos não encontrar na excessiva ingestão de alimentos, o prazer que acalma os nossos conflitos emocionais internos.
Ora então, vamos lá reeducar a nossa dieta, encará-la, não como um conceito que indica "comer menos para emagrecer" mas sim escolher bem o que ingerimos com uma perspectiva de variabilidade, todos os dias para manter o peso ideal e construir uma saúde de ferro. Que a dieta não seja levada a cabo com o intuito de emagrecer, mas com a certeza de que concebemos um rico plano alimentar para vivermos o dia-a-dia com altos índices de energia.

Magno Almeida, NewBody PT

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

5 Causas da inactividade

1 - Evitar desconforto (dores musculares e articulares)
Problema: Sentir desconforto enquanto se exercita pode levar o praticante a evitar a prática de atividades físicas no futuro. E evitar a prática de atividade físicas causa queda do condicionamento geral que lidera mais desconforto.
Solução: Exercícios físicos exigem esforço e causam um certo desconforto mas é algo tolerável. Esse desconforto que o sedentário sente no início da atividade física será reduzido com o tempo e trará uma série de benefícios em pouquíssimo tempo. A maioria dos sedentários relata diminuição em dores articulares dentro de poucas semanas.

2 - Conveniência ou Modernização ? (carros, elevadores, TV/Compras online e restaurantes)
Problema: A dimuição do quantidade de atividades diárias fez com que nossos antepassados diminuissem o esforço e gasto calórico para atividades comuns do dia-a-dia.
Solução: caminhadas curtas, subir escadas, comprar em lojas, e cozinhar sua própria comida faz aumentar o gasto energético diário, ou seja, simplesmente fazendo pequenas coisas.

3 - Recreação e Lazer sedentário (Assistir TV/Filmes, surfar na internet)
Problema: certas atividades de passa-tempo podem gerar descondicionamento e obesidade.
Solução: longas caminhadas, pedalar, ou participar de jogos coletivos combatem o sedentarismo e fazem aumentar o gasto calórico diário.

4 - Doença (hipertensão, diabetes e doenças do coração)
Problema: O medo de exercitar e piorar a doença e também que a medicação irá interferir no exercício.
Solução: exercitar é a chave para driblar os sintomas dessas doenças . O exercício pode ajudar a diminuir o impacto causado pelas doenças.


5 - Lesão (ex: distensão muscular)
Problema: semanas ou meses de inactividade podem causar a perda de força muscular e flexibilidade e fazem com que o exercício seja muito mais difícil.
Lesões, a longo prazo, tornam-se boa desculpa para parar de praticar exercícios.
Solução: Reabilitar primeiro e então escolher um estilo de vida ativo. Programar exercícios para as áreas lesadas e para todo o corpo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Personal Trainer. Porque?

O nome Personal Trainer já existe há algum tempo e é geralmente ligado a personalidades ricas e famosas.
Quem já tem seu “personal”, ou professor particular, não quer mais saber das aulas padronizadas.
O serviço deste Educador Físico particular veio abrir caminho para um novo mercado de trabalho que faltava na área da saúde, apesar de ser para algumas pessoas um trabalho direcionado apenas para aqueles compulsivos por saúde!! Uma mentira, e vamos saber a razão!!!
Na actualidade, devido a maior evolução da medicina e a ampliação das redes de comunicação, as pessoas felizmente encaram o exercício não só como um caminho para a beleza física, mas principalmente, como uma porta para a saúde e longevidade.
O trabalho do Personal não deve ficar limitado a ênfase na aparência, pelo contrário , ele deve ficar em posição de destaque por ser alguém em quem o cliente poderá confiar seu corpo e vida para um trabalho de prevenção de doenças e resgate individual da própria saúde física e mental. E ele terá formação e competência para fazê-lo.
Mesmo sabendo, que praticando exercícios físicos e fazendo uso de uma dieta adequada, o exercício ainda parece algo crítico para o indivíduo.
Ensinar o mecanismo do ganho ou perda de gordura e mudanças de hábito na vida cotidiana dos indivíduos são mais algumas das funções do Personal Training.
Mesmo sendo avisados pelos médicos e pela mídia do perigo do excesso de peso e certos hábitos de vida e na dieta e que um bom programa de exercícios e boa alimentação podem reverter todo este processo, os consultórios parecem ainda estar abarrotados de pessoas sofrendo do mesmo mal do século, doenças desenvolvidas pela obesidade.
Diante de um quadro caótico onde os indivíduos parecem entender mas não como fazer e ainda a insegurança de onde buscar ajuda, surge a pessoa do Personal Trainer.
Esta função especial do Educador Físico deve ser encarada com muita seriedade.
Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:
a) O atendimento e acompanhamento individualizado.
b) Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.
c) Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.
d) Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.
e) Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.
f) Elaboração de programas com objcetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.
g) Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.
h) Resultados mais rápidos e duradouros.
Portanto anima-te! Aposta na qualidade de vida! Sê especial!
Procura um professor com qualificação, competência e vê os resultados!

Alexandre Vieira
Professor Pós Graduado em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo • Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela UNISA – Universidade de Santo Amaro/S.P

Obesidade Infantil: Como evitar?

O número de crianças obesas continua a crescer. Ao longo das duas últimas décadas, este número cresceu em mais de 50%, e o número de crianças “extremamente” obesas praticamente dobrou. Os médicos e profissionais de saúde determinam se uma criança é obesa medindo o peso e altura. Apesar das crianças registarem menores problemas relacionados com o peso dos adultos, as crianças obesas têm um elevado risco de se tornarem adolescentes e adultos obesos. Por sua vez, os adultos com problemas de peso podem ter várias complicações de saúde, incluindo doenças coronárias, diabetes, problemas de coração, pressão arterial elevada e mesmo certas formas de cancro.
A minha criança tem excesso de peso?
Se desconfia que a sua criança é obesa, fale com um pediatra, médico especializado ou profissional de desporto. Um profissional está capacitado para determinar se existe de facto um problema, ou se a variação de peso é natural da idade, relacionando os padrões de crescimento com a idade, peso e altura de modo a determinar se a sua criança é ou não obesa. De qualquer forma, aferir a obesidade infantil de forma categórica é perigoso, e muito difícil, mesmo para profissionais do ramo, pois o crescimento nestas idades é bastante imprevisível. Por exemplo, é normal para os rapazes terem um surto de crescimento no peso e estabilizar mais tarde. Caso se verifique de facto um problema, siga todos os conselhos do seu médico relacionados com alterações nos hábitos alimentares e práticas de nutrição infantil, bem como no estilo de vida da sua criança
Como posso ajudar?
Aumento da actividade física da família
Actividade física regular, em combinação com uma alimentação saudável, é a forma mais eficiente de controlo de peso que existe. É também uma parte fundamental de um estilo de vida saudável. Eis algumas formas simples de aumentar a actividade física da sua família:
• Seja um modelo para a sua criança. Se a criança vê que você é fisicamente activo e diverte-se ao sê-lo, o mais provável é que imite este comportamento, aprenda a gostar de desporto e continue a praticar desporto ao longo de toda a vida.
• Planeie exercícios conjuntos com vários membros da família, como passeios, dançar, andar de bicicleta ou natação. Por exemplo, pode calendarizar um passeio nocturno com a sua família em vez de passear o serão a ver televisão. Contudo, certifique-se que estas actividades em família podem ser desenvolvidas num ambiente seguro.
• Seja sensível às necessidades particulares da sua criança. Crianças com excesso de peso podem sentir-se pouco confortáveis em participar em determinadas actividades. É fundamental, para desenvolver o gosto pelo desporto, ajudar a criança a encontrar actividades que não sejam particularmente difíceis ou embaraçosas.
• Reduza a quantidade de tempo que você e a sua família passam em actividades sedentárias, como jogos de vídeo, navegar na Internet ou ver televisão.
• Seja mais activo ao longo do dia e encoraje toda a família a adoptar os mesmos hábitos. Suba e desça escadas ao invés de andar de elevador, ou caminhe até ao emprego e deixe o carro em casa.
• O objectivo é não tornar o exercício físico uma obrigação ou algo indesejado, mas antes mostrar como a criança pode divertir-se com isso e fazer dela parte integrante da vida quotidiana.

Descontos para clientes

Os clientes da NewBody PT a partir de agora podem usufruir de descontos em vários serviços na Póvoa de Varzim/Vila de Conde.


Espiral dos sentidos, Vila do conde
Suplementação desportiva



Convite aos sentidos SPA, Vila do Conde



NaturHouse Póvoa de Varzim




Clínica Médica José Régio, Vila do Conde





Clínica Korpo de sonho

Centro de Fisioterapia - PIMAS

FluxIndoor Póvoa de Varzim


Ordem dos Advogdos

Serviços NewBody PT

    A NewBody - Personal Training dedica-se exclusivamente ao acompanhamento e orientação de treino, o tão conhecido serviço de Personal Training. Tem como missão oferecer exclusividade no acompanhamento promovendo a saúde e a imagem do aluno.
O nosso foco prende-se essencialmente com:
Gestão do Peso
Condição Física / Rendimento
Classe sénior
- Pilates

          Todos os que querem perder peso, ou promover a saúde física e mental, necessitam de ajuda profissional para construir um caminho agradável, simples e eficaz. Por isso, a prescrição de exercícios e do plano alimentar resulta da interacção entre o Professor, a Nutricionista e o Aluno.
         O Personal Training cada vez mais integrado no dia-a-dia da população,  apresenta-se como o meio mais natural e eficaz para melhorar a sua saúde e imagem, sem causas artificiais, mas apenas através de si mesmo.
É esta a nossa missão. Veja por si.