domingo, 4 de setembro de 2011

Recomendações para perda de peso

Todos os dias tenho a curiosidade de ver as notícias diárias. Sejam elas relacionadas com o desporto, economia, cultura e sociedade em geral. Repudio profundamente aquele tipo de jornalismo de entretenimento sobre as ocorrências mais negativas no nosso País. Para além das constantes notícias sobre desgraças e burlas, contra as quais não podemos fazer muito (porque irão sempre acontecer), deparo-me diariamente com a subida das estatíticas dos problemas de saúde da população. Estes com a diferença de muitos deles poderem ser perfeitamente evitáveis.

Quando recebemos informação de que os níveis de obesidade estão a subir, as doenças cardiovasculares ganham preponderância nos casos fatais, o número de doentes diabéticos aumenta de ano para ano e 40% da população portuguesa já foi ou é medicada com ansiolíticos, é sinal que poderíamos tentar fazer algo para contrariar estes números.
Um dos desafios que tenho vivido enquanto treinador pessoal, tem sido conduzir os meus clientes a compreender que muitos destes e dos seus próprios casos são causados por erros inglórios na alimentação e no sedentarismo total. Mais do que efeitos positivos na fisiologia do nosso organismo, devemos considerar os resultados no aumento da sensação de bem-estar e alivio do stress provocado pela nossa extenuante necessidade diária de trabalhar.

A partir daqui, é uma bola de neve que cresce, mas no sentido positivo. Ou seja, corrigimos a nossa alimentação e praticamos exercício físico, debelamos algumas carências biológicas, consequentemente obtemos efeitos psicológicos positivos em nós mesmos. Assim, durante "esta viagem", também a nossa aparência se transforma, para melhor, e a nossa autoestima acompanha a tendência, para muito melhor. Sejamos então mais saudáveis, mais bonitos, e acima de tudo, mais felizes.

Como a NewBody gosta de partilhar conhecimentos com todos, aqui vão umas pequenas dicas para quem deseja emagrecer:

A prática regular de actividades físicas não estruturadas (como as actividades do dia a dia) ou estruturadas (como exercícios físicos orientados), são parte fundamental de um programa que visa a perda de peso. Abaixo, seguem as 9 recomendações do American College of Sports Medicine (ACSM) para quem deseja perder peso:

1- A restrição dietética deve ser moderada (500 até 1000 kcal/dia abaixo do gasto energético total).
2- A dieta deve ser compatível com o gosto e hábito alimentar do indivíduo, além de ser de fácil preparo.
3- A ingestão de calorias não deve ser inferior a 1200 kcal/dia (adultos normais).
4- Devemos Incluir técnica comportamentais para identificar e eliminar hábitos que contribuem para uma nutrição imprópria.
5- Exercícios deve ser dinâmicos, envolvendo grandes grupos musculares.
6- A perda de gordura não deverá ultrapassar 1 kg/semana. (Ideal 700g)
7- O gasto energético por sessão de actividade física deve ser em torno de 300 até 500 kcal. (Normalmente proporcionamos aos nossos clientes um pouco mais por treino – cerca de 800kcal)
8- Exercícios deverão ser predominantemente aeróbicos, pelo menos 3 vezes por semana, com um mínimo de 20 até 30 minutos, com intensidade mínima de 60% da frequência cardíaca máxima.
9- Devemos assegurar que novos hábitos de alimentação e de atividade física permaneçam por toda vida, assegurando a manutenção do peso adquirido.

Magno Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário