Cremes milagrosos, aparelhos de última geração, cintas, e agora até sapatilhas foram criadas para promover a perda de gordura. Todos os dias somos massacrados com campanhas publicitárias em toda a media sobre produtos inovadores que prometem reduzir a gordura corporal, não só na barriga mas de modo uniforme e, com sorte, a nossa imagem se tornar escultural, com músculos bem desenvolvidos, um bronzeado bem brilhante e uma saúde de ferro. Ora, será que estamos a levar isto na brincadeira, como de facto, deve ser levado? Ou, em algum momento de fraqueza e desespero poderemos acreditar na efectividade destes produtos?
A perda de gordura é um tema que estará sempre em voga na nossa sociedade. Primeiro, o estereótipo de corpo tonificado está bem presente no nosso ambiente social, e depois, a população está cada vez mais gorda porque come cada vez mais, mal, e tem uma vida sedentária.
Sendo este um tema presente no nosso dia-a-dia, a indústria aproveita de forma inteligente explorar economicamente os desejos da população para se tornar esbelta sem esforço. É uma óptima ideia não é? Soa quase a poesia. Estar no sofá a ver TV e a barriga ficar lisinha...ou usar uma cinta... ou simplesmente usar umas sapatilhas que fazem aumentar o gasto energético. Pois bem, eu também gostava que assim fosse, mas como é óbvio a realidade disto é nula. Não falo a ver ao longe. Falo bem de perto, de quem já observou de perto a utilização deste tipo de acessórios.
As campanhas vão-nos surgindo, e nós enquanto questionámos a efectividade do produto, pensámos que é só uma vez para ver como é e até decidimos comprar. Isto multiplicado por alguns milhões de pessoas pelo mundo, resulta numa receita de muitos milhões de Dólares/Euros. Outro aspecto engraçado, é que os testes científicos efectuados são sempre em laboratórios que nunca foram construídos e em pessoas cujo o nome nunca existiu.
Não posso dizer que não façam um ínfimo efeito. Um efeito mínimo, quase imperceptível devem fazer. Agora fazerem as campanhas como sempre fazem, como se aquilo fosse o milagre que vai resolver tudo, é uma grande mentira, um grande engano. Se assim fosse, eu não teria emprego, os ginásios fechavam, acabavam com a licenciatura para Nutricionistas e Dietistas.
Antes de perdermos o nosso tempo e dinheiro numa esperança vã de transformarmos o nosso corpo, vamos arranjar 5 minutos para pensar e analisar sobre outras formas eficazes, seguras e saudáveis de podermos realmente obter uma mudança digna desse nome.
Sem comentários:
Enviar um comentário