Verdade ou Mito?
|
Gordura localizada |
Uma questão importante e que muita gente ainda hoje acredita que pode ser verdade. Muitas vezes pedem-me os melhores exercícios para perder gordura em tal parte, porque é ali que se acumula mais. Eu entendo a vontade que as pessoas têm de perder a gordura restante nas partes mais difíceis, mas de forma alguma poderão perdê-la com o exercício A, B ou C, isto porque a perda de gordura acontece de forma gradual e uniforme por toda a camada de tecido adiposo presente no nosso organismo, sendo impossível, por exemplo, perder gordura na barriga e deixar a que está nos braços imóvel.
|
Classificação da distribuição de gordura corporal |
Há uma questão importante e interessante relativamente à distribuição da massa gorda na variação do sexo. Há uma tendência para determinadas zonas. Os homens, predominantemente assumem uma forma androide (forma da maçã) na acumulação da gordura, ou seja, a maioria localiza-se no abdómen, com o risco de desenvolvimento de diabetes ou doenças cardiovasculares aumentado; enquanto que as mulheres assumem uma forma ginóide (forma de pêra), em que a acumulação de gordura acontece em várias zonas principais: coxas, glúteos, abdómen e trícipes. Posto isto, é natural que a gordura possa desaparecer à vista mais numa zona que noutras, mas não por ser um facto fisiológico.
A perda de gordura assenta num processo simples: o controlo do balanço energético. É o processo fundamental nos casos de perda ou ganho de peso. Os alimentos que se ingerem, assim como as suas quantidades, e um bom exercício físico regular (e quando eu digo "bom", não me refiro à quantidade mas à qualidade) vão determinar o balanço energético, que por sua vez, determina se a pessoa engorda ou emagrece.
Portanto, não existem exercícios para "remover" gordura em tal parte. A gordura não se transforma em massa muscular, pois são coisas completamente diferente. Existem muitos e bons exercícios que promovem um excelente gasto energético,um reforço e uma tonificação acentuada no sistema muscular, tonificação essa que só poderá ser visível se não houver gordura. É um processo completo em que estão obrigatoriamente envolvidos vários factores. Não há estudos científicos que provem o contrário. Não existem formulas mágicas para tal parte, nem produtos que façam milagres como anunciam as ridículas campanhas de marketing que nos chegam diariamente. Tudo depende do balanço energético e do treino. É esta a verdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário