Uma investigação norte americana concluiu que os fumadores têm maior propensão para acumular gordura na zona abdominal podendo chegar, em média, a pesar mais cinco quilos do que pessoas não fumadoras. Os resultados do estudo Tobacco, apresentados pela Facilitas Healthcare, desvendam um dos mitos mais populares: o tabaco emagrece. Esta crença é, aliás, um dos principais argumentos utilizados pelos fumadores para evitar ou adiar a decisão de deixar de fumar.
“O consumo de tabaco está, normalmente, associado a hábitos pouco saudáveis. Em regra, os fumadores são menos conscientes da sua saúde e apresentam menor força de vontade do que os não fumadores, o que os torna mais vulneráveis ao ganho de peso. Mesmo no caso dos fumadores que tentam levar uma vida menos sedentária, está comprovado que o tabaco gera dificuldades na criação de músculo, causa flacidez e implica uma respiração descoordenada que dificulta a atividade física”,explica Marta Andrade, terapeuta de Cessação Tabágica da Facilitas Healthcare.
Artigo curto mas profundo que nos motiva a continuar a mostrar a todos o quanto se prejudicam optando por um modo de vida não saudável. Temos de contrariar a teoria do "que tiver de acontecer, acontece", pois desse modo deixaríamos de atravessar a estrada na passadeira ou não ensinaríamos os nossos filhos a não aceitar coisas de estranhos. Somos nós que construímos o nosso caminho e é na nossa mente que se encontra o maior tesouro da nossa vida: a força de vontade.
Vamos lá fazer algo mais pela a nossa mente e pelo o nosso corpo!
Parte do artigo presente na revista "SportLife", em 23 de Abril de 2012