|
Alimentação cuidada e exercício adequado |
Todos os dias ouvimos novas notícias sobre como controlar o nosso peso, como ter o peso ideal ou que quantidade de comida devemos ingerir para não ultrapassar o nosso limite de acumulação de gordura.
Por isso, e por muita gente também me perguntar frequentemente, "mas afinal, que quantidade de calorias devo ingerir diariamente?", resolvi colocar uma forma muito simples e credível de poderem avaliar o chamado IMB - Índice metabólico basal.
Antes de mais, o que é o IMB? O IMB é a quantidade de energia que deveremos ingerir diariamente para manter as nossas funções vitais em pleno funcionamento. O respirar, o comer, movimentar, tudo isto gasta energia e é possível saber o número mínimo de calorias necessárias para que tudo funcione na perfeição, sem acumular gorduras.
Ora então temos uma relação entre peso, altura e idade dentro da seguinte fórmula:
Homens = 66 + (13.7 x PESO(kg)) + (5 x ALTURA(cm)) - (6.8 x IDADE(anos))
Mulheres = 65 + (9.6 x PESO(kg)) + (1.8 x ALTURA(cm)) - (4.7 x IDADE(anos))
Esta fórmula dar-lhe-á o número ideal de calorias a ingerir diariamente, mas não tem em conta o gasto energético extra, como caminhar, tarefas domésticas ou qualquer actividade física que se pratique ao longo do dia. Para isso terão de se realizar mais cálculos. O IMB é um elemento fundamental na prescrição de um plano alimentar e dos treinos semanais, para que o balanço energético seja o adequado para concretizarmos os nossos objectivos.
Deixo ainda a tabela da dose diária recomendada de alguns nutrientes, tendo em conta dados de valores médios da população.
Nota: A fórmula e a tabela devem ser usadas com fins meramente informativos e não com o objectivo de auto-prescrição alimentar sem a ajuda de profissionais. Qualquer uso indevido fica à sua inteira responsabilidade.